segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Processos de formação das palavras

Neologismo

Beijo pouco, falo menos ainda.
Mas invento palavras
Que traduzem a ternura mais funda
E mais cotidiana.
Inventei, por exemplo, a verbo teadorar.
Intransitivo:
Teadoro, Teodora.
(Manuel Bandeira)

Derivação => Processo de formar palavras no qual a nova palavra é derivada de outra chamada de primitiva.

Os processos de derivação são:

Derivação Prefixal => é um processo de formar palavras no qual um prefixo ou mais são acrescentados à palavra primitiva.
Ex.: re/com/por ( dois prefixos), desfazer, impaciente.

Derivação Sufixal => é um processo de formar palavras no qual um sufixo ou mais são acrescentados à palavra primitiva.
Ex.: realmente, folhagem.

Derivação Prefixal e Sufixal => existe quando um prefixo e um sufixo são acrescentados à palavra primitiva de forma independente, ou seja, sem a presença de um dos afixos a palavra continua tendo significado.
Ex.: deslealmente ( des- prefixo e -mente sufixo ). Você pode observar que os dois afixos são independentes: existem as palavras desleal e lealmente.

Derivação Parassintética => ocorre quando um prefixo e um sufixo são acrescentados à palavra primitiva de forma dependente, ou seja, os dois afixos não podem se separar, devem ser usados ao mesmo tempo, pois sem um deles a palavra não se reveste de nenhum significado.
Ex.: anoitecer ( a- prefixo e -ecer sufixo), neste caso, não existem as palavras anoite e noitecer, pois os afixos não podem se separar.

Derivação Regressiva => existe quando morfemas da palavra primitiva desaparecem. Ex.: mengo (flamengo), dança (dançar), portuga (português).

Derivação Imprópria => ocorre quando palavra comumente usada como pertencente a uma classe é usada como fazendo parte de outra.
Ex.: coelho (substantivo comum) usado como substantivo próprio em Daniel Coelho da Silva; verde geralmente como adjetivo (Comprei uma camisa verde.) usado como substantivo (O verde do parque comoveu a todos.)

Composição =>Junção de duas ou mais palavras formando uma com significado próprio
Formação Exemplos
Justaposição união de duas ou mais palavras conservando cada uma o seu acento próprio e ortografia (em regra, ligadas por hífen) amor-perfeito, pé-de-cabra, segunda-feira, chapéu-de-chuva, pára-quedas, passatempo, saca-rolhas.

Aglutinação => união de duas ou mais palavras que se subordinam a um único acento tônico (o da segunda) e sofrem alterações ortográficas aguardente (água + ardente)
embora (em + boa + hora)
fidalgo (filho + de + algo)
Monsanto (monte + santo)


Hibridismo => Consiste na formação de palavras pela junção de radicais de línguas diferentes.
Ex.: auto/móvel (grego + latim); bio/dança (grego + português)

Nenhum comentário:

Postar um comentário