terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Portuguese for foreigners - Português para estrangeiros

DICAS DE CURSOS E SITES DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS:

PROGAMA DE ENSINO E PESQUISA PARA FALANTES DE OUTRAS LÍNGUAS (UnB)

Situada na capital federal, a Universidade de Brasília (UnB) tem recebido, desde a sua fundação, não apenas os alunos da comunidade diplomática, mas também os oriundos de convênios firmados com diversas universidades estrangeiras e de acordos bilaterais entre o Brasil e países da América Latina, Caribe e África.

Tendo em vista atender a essa importante demanda, a Universidade de Brasília definiu sua política em relação aos estudantes estrangeiros quando a área de Português para Falantes de Outras Línguas passou a ser parte integrante da graduação, da extensão e da pesquisa. A UnB se consolidou como a única Instituição de Ensino Superior a incluir no seu ementário duas disciplinas optativas – Português para Estrangeiros I e II, ofertadas, desde 1989, pelo Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET), a todos os estudantes estrangeiros regularmente matriculados nos cursos de graduação. É também a única universidade a desenvolver um programa alicerçado no modelo universitário que alia pesquisa, ensino e extensão.
Assim, o Programa de Ensino e Pesquisa em Português para Falantes de Outras Línguas – PEPPFOL – oferece cursos de Português a toda a comunidade estrangeira da capital federal e a alunos conveniados. Desenvolve, também, projetos de Formação Inicial Continuada para os alunos brasileiros dos cursos de Letras da UnB, além de realizar pesquisas nas áreas de ensino-aprendizagem da língua portuguesa e da cultura brasileira, de formação de professores e da inserção de novas tecnologias da comunicação (TIC) para o ensino de português a falantes de outras línguas.
Atualmente, o quadro docente do PEPPFOL é composto pelas Professoras Percília Lopes Cassemiro dos Santos, Christiane Moisés Martins. Contamos, também, com professores colaboradores – externos à Universidade de Brasília – e com os alunos-bolsistas do Projeto de Formação Inicial em Português para Falantes de Outras Línguas.

Esta é apenas uma rápida visão deste Programa. Nas outras sessões os internautas encontrarão informações mais detalhadas sobre todas as atividades desenvolvidas pelo PEPPFOL, desde a oferta de cursos de português até a aplicação do exame padronizado para a obtenção do CELPE-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, variedade brasileira).


NO RIO DE JANEIRO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário