REDAÇÃO - DISSERTAÇÃO 2
REDAÇÃO – O ESTUDO DA DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA
Baixe o exercício em versão para o Word (.doc) neste link:
http://rapidshare.com/files/411420179/Disserta____o_-_exerc__cio_-_Enem_2009.doc
Recomendação: 5 parágrafos de 5 a 6 linhas (1 para a Introdução, 3 para o Desenvolvimento e 1 para a Conclusão).
OBS.: Estrutura válida para um texto dissertativo-argumentativo de, no mínimo, 25 linhas, sem contar o título.
A INTRODUÇÃO
Vamos iniciar o estudo com alguns esclarecimentos sobre a primeira parte da estrutura que é a introdução. O primeiro parágrafo de uma dissertação deve ser claro, objetivo e conciso, preferencialmente. Um ou dois períodos iniciais expressando de maneira sucinta a ideia central (ou núcleo), convencionalmente chamada de tópico frasal ou tese (ideia defendida pelo autor).
Seguem EXEMPLOS demonstrando algumas possibilidades para se iniciar um texto:
1 – Uma cena descritiva: Exemplo:
O som invade a cidade. Buzinas estridentes atordoam os passantes. Edifícios altíssimos cobrem os céus cinzentos da metrópole. Uma fumaça densa e ameaçadora empresta a São Paulo o aspecto de fotografias antigas sombreadas pela cor do tempo. É a paisagem tristonha da poluição.
2 – Uma frase declarativa ou afirmação: Exemplo:
O artista contemporâneo, diante de um mundo complexo e agitado, tem por missão traduzir o mais fielmente possível essa realidade. Mesmo que pareça impossível impedir que o subjetivismo esteja presente, deve-se despir de opiniões já estabelecidas de pré-julgamentos ou preconceitos, a fim de que essa tradução seja fidedigna.
3 – Frases ou expressões nominais: Exemplo:
Baixos salários. Médicos descontentes. Enfermagem pouco qualificada. Falta de medicamentos. Desvio de verbas. Hospitais insuficientes e mal aparelhados. Atendimento precário. Esse é o retrato da saúde pública brasileira.
4 – Resgate histórico ou dados retrospectivos: Exemplo:
As primeiras manifestações de comunicação humana nas eras mais primitivas foram traduzidas por sons que expressavam sentimentos de dor, alegria ou espanto. Mais tarde, as pinturas rupestres surgiram como primeiros vestígios de tentativa de preservação de uma era...
5 – Citação: textual e comentada. Exemplo:
Textual: "O escravo brasileiro, literalmente falando, só tem uma coisa: a morte." Joaquim Nabuco, grande teórico do movimento abolicionista brasileiro. Nabuco revela uma das características que o pensamento antiescravista apresenta: a nota de comiseração pelo escravo.
Comentada: O teórico Joaquim Nabuco, em sua comiseração pelo escravo brasileiro, disse que este só tem a própria morte. O movimento brasileiro antiescravista, quando já fortalecido, deixou bem clara essa pungente acusação nas palavras dos abolicionistas.
6 – Pergunta ou uma sequência de perguntas: Exemplo:
Os pensadores do século XIX propuseram nos termos da época as questões que, apesar de toda a posterior realidade, continuam a intrigar os críticos sociais: como funciona a mente de um político? Quais são os fatores imponderáveis que o levam a agir desta ou daquela maneira?
7 – Definição: Exemplo
O envelhecimento é um processo evolutivo que depende dos fatores hereditários, do ambiente e da idade, embora ainda não tenham sido descobertas as causa precisas que o determinam em toda a sua amplitude e diversidade.
8 – Linguagem figurada: Exemplo:
Os meios de comunicação, com sua velocidade estonteante de informação, fazem de cada homem um condômino do mundo. De repente, todos ficaram sabendo quase tudo, sem tempo para digerir 90% das informações que recebem; é uma ilha cercada de comunicações por todos os lados.
9 – Narração: Exemplo:
O ano de 1997 foi marcado pela expansão da informática no país: realizaram-se as mais importantes feiras do mundo, apresentando novidades que deslumbraram os brasileiros. Os mais ávidos de atualizar-se transformaram-se em presas definitivas de um dos mercados mais lucrativos do planeta.
10 - Ideias contrastantes ou ponto de vista oposto: Exemplo:
Enquanto muitos políticos brasileiros praticam a corrupção ao desviarem altíssimas somas em dinheiro do tesouro público, cerca de 30% da população sobrevive com menos de um salário mínimo. E para agravar, ainda temos episódios inaceitáveis como a proposta de aumento do salário dos deputados de R$ 12.000 para R$ 21.000!
11 – Comparação: Exemplo:
A era da informática veio aprofundar os abismos do país: de um lado, assistimos ao avanço tecnológico desfrutado por cerca de 2% da população; de outro, assistimos à crescente marginalização da maioria que sequer consegue alfabetizar-se minimamente.
12 – Contestação ou confirmação de uma citação: Exemplo:
O computador liberta, afirmou Nicholas Negroponte, o pioneiro da era digital. Contudo, o modo como a informática vem se impondo parece angustiar o homem, gerando ansiedade que, longe de libertar, escraviza.
13 – Declaração surpreendente: Exemplo:
Jamais houve cinema silencioso. A projeção das fitas mudas era acompanhada por música de piano ou pequena orquestra. No Japão e outras partes do mundo, popularizou-se a figura do narrador ou comentador de imagens, que explicava a história ao público. Muitos filmes, desde os primórdios do cinema, comportavam música e ruídos especialmente compostos.
O DESENVOLVIMENTO
O desenvolvimento é a parte mais extensa do texto dissertativo. Compreende os argumentos (evidências, exemplos, justificativas etc.) que dão sustentação à tese – ideia central defendida no primeiro parágrafo. O conteúdo dos parágrafos de desenvolvimento deve obedecer a uma progressão: repetir ideias mudando apenas as palavras resulta em redundância. É preciso encadear os enunciados de maneira que se completem (cada enunciado acrescentará informações novas ao anterior). Deve-se também evitar a reprodução de clichês, fórmulas prontas e frases feitas – recursos que enfraqueçam a argumentação.
Cabe lembrar, ainda, que a adequada utilização de seu repertório cultural será determinante para diversificar e enriquecer seus argumentos. Observe alguns EXEMPLOS DE ARGUMENTAÇÃO
Tema: Televisão
1. Argumentação por exemplificação
Já foi criada até uma campanha – "Quem financia a baixaria é contra a cidadania" – para que sejam divulgados os nomes das empresas que anunciam nos programas que mais recebem denúncias de desrespeito aos direitos humanos. O mais importante nessa iniciativa é que a participação da sociedade, que pode abandonar a passividade e interferir na qualidade da programação que chega às casas dos brasileiros.
2. Argumentação histórica
Quem assiste à TV hoje talvez nem imagine que seu compromisso inicial, quando chegou ao país, há pouco mais de meio século, fosse com educação, informação e entretenimento. Não se pode negar que ela evoluiu –transformou-se na maior representante da mídia, mas em contrapartida esqueceu-se de educar, informa relativamente e entretém de maneira discutível.
3. Argumentação por constatação
Para além daquilo que a televisão exibe, deve-se levar em conta também seu papel social. Quem já não renunciou um encontro com amigou ou a um passeio com a família para não perder a novela ou a participação de algum artista num programa de auditório? Ao que tudo indica, muitos têm elegido a tevê como companhia favorita.
4. Argumentação por comparação
Enquanto países como Inglaterra e Canadá têm leis que protegem as crianças da exposição ao sexo e à violência na televisão, no Brasil não há nenhum controle efetivo sobre a programação. Não é de surpreender que muitos brasileiros estejam defendendo alguma forma de censura sobre a TV aberta.
5. Argumentação por testemunho
Conforme citado pelo jornalista Nelson Hoineff, "o que a televisão tem de mais fascinante para quem a faz é justamente o que ela tem de mais nocivo para quem a vê: sua capacidade aparentemente infinita de massificação". De fato, mais de 80% da população brasileira tem esse veículo como principal fonte de informação e referência.
A ARGUMENTAÇÃO E A LINGUAGEM DISSERTATIVA 1
A ARGUMENTAÇÃO E A LINGUAGEM DISSERTATIVA 2
A CONCLUSÃO DO TEXTO DISSERTATIVO
Quando elaboramos uma dissertação, temos sempre um objetivo definido: defender uma ideia e convencer (persuadir) o leitor. Para tanto, apresentamos (na introdução) uma tese (a ideia central) que será desenvolvida com eficientes argumentos, até atingir a última etapa da estrutura dissertativa: a conclusão. Assim, as ideias devem estar articuladas numa sequência que conduza logicamente ao final do texto.
Não há um modelo único de conclusão. Cada texto pede um determinado tipo de fechamento, a depender do tema, bem como do enfoque escolhido pelo autor. Em textos com teor informativo, por exemplo, caberá a conclusão que condense as ideias consideradas. Já no caso de textos cujo conteúdo seja polêmico, questionador, será apropriada uma conclusão que proponha soluções ou trace perspectivas para o tema discutido.
Observe alguns dos PROCEDIMENTOS ADEQUADOS para se concluir um texto dissertativo:
1. Síntese da discussão – apropriada para textos expositivos, limita-se a condensar as ideias defendidas ao longo da explanação.
2. Retomada da tese – é a confirmação da ideia central. Reforça a posição apresentada no início do texto. Deve-se, contudo, evitar a redundância ou mera repetição da tese.
3. Proposta(s) de solução – partindo de questões levantadas na argumentação, consiste na sugestão de possíveis soluções para os problemas discutidos.
4. Com interrogação (retórica) – só deve ser utilizada quando trouxer implícita a crítica procedente, que instigue a reflexão do leitor. É preciso evitar perguntas que repassem ao leitor a incumbência de encontrar respostas que deveriam estar contidas no próprio texto.
EXERCÍCIOS
1. LEIA ATENTAMENTE O TEXTO ABAIXO:
A política afina o espírito humano, educa os povos no conhecimento de si mesmos, desenvolve nos indivíduos a atividade, a coragem, a nobreza, a previsão, a energia, apura, eleva o merecimento.
Não é esse jogo da intriga, da inveja e da incapacidade, a que entre nós se deu a alcunha de politicagem. Esta palavra não traduz ainda todo o desprezo do objeto significado. Não há dúvidas que rima bem com ladroagem. Mas não tem o mesmo vigor de expressão que os seus consoantes. Quem lhe dará com o batismo adequado? Politiquice? Politicaria? Politicalha? Neste último, sim, o sufixo pejorativo queima como um ferrete, e desperta ao ouvido uma consonância elucidativa.
Política e politicalha não se confundem, não se parecem, não se relacionam uma com a outra. Antes se negam, se excluem, se repulsam mutuamente. A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicalha é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais.
(Rui Barbosa)
_____________________________________________________________________________________________
RESPONDA:
a) Qual a ideia central do primeiro parágrafo e com qual EXEMPLO DE INTRODUÇÃO você identifica? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Qual a ideia central do segundo parágrafo e com qual EXEMPLO DE ARGUMENTAÇÃO você identifica? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Qual a ideia central do terceiro parágrafo e qual PROCEDIMENTO você identifica na conclusão?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. PROPOSTA DE REDAÇÃO
Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o tema Valorização do idoso, apresentando experiência ou proposta de ação social, que respeite os direitos humanos. Selecione, Organize e Relacione, de forma coerente e coesa, Argumentos e Fatos para a defesa do seu ponto de vista.
ESTATUTO DO IDOSO
Art. 3° É obrigação da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
Art. 4° Nenhum idoso será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos.
Disponível em: http://www.mds.gov.br/suas/arquivos/estatuto_idoso.pdf. Acesso em: 07 maio 2009.
_________________________________________________________________________________________________________________________________
O aumento na proporção de idosos na população é um fenômeno mundial tão profundo que muitos chamam de “revolução demográfica”. No último meio século, a expectativa de vida aumentou em cerca de 20 anos. Se considerarmos os últimos séculos, ela quase dobrou. E, de acordo com algumas pesquisas, esse processo pode estar longe do fim.
Disponível em: http://www.comciencia.br/envelhecimento/texto/env16.htm. Acesso em: 07 maio 2009.
_________________________________________________________________________________________________________________________________
Idoso é quem tem o privilégio de viver longa vida...
...velho é quem perdeu a jovialidade.
[...]
A idade causa a degenerescência das células...
...a velhice causa a degenerescência do espírito.
Você é idoso quando sonha...
...você é velho quando apenas dorme...
[...]
Disponível em http://www.orizamartins.com/ref-ser-idoso.html Acesso em: 07 maio 2009.
_________________________________________________________________________________________________________________________________
Instruções:
- Seu texto tem de ser escrito à tinta, na Folha de Redação, que se encontra no final deste Caderno.
- Desenvolva seu texto em prosa: não redija narração, nem poema.
- O texto com até 7 (sete) linhas escritas será considerado texto em branco.
- O texto deve ter, no máximo, 30 linhas.
- O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado, no final deste Caderno.
Fonte: Enem 2009
Exemplo de texto sobre idoso:
Os idosos no Brasil
Os idosos são hoje 14,5 milhões de pessoas, 8,6% da população total do País, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no Censo 2000. O instituto considera idosas as pessoas com 60 anos ou mais, mesmo limite de idade considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para os países em desenvolvimento. Em uma década, o número de idosos no Brasil cresceu 17%, em 1991, ele correspondia a 7,3% da população.
O envelhecimento da população brasileira é reflexo do aumento da expectativa de vida, devido ao avanço no campo da saúde e à redução da taxa de natalidade. Prova disso é a participação dos idosos com 75 anos ou mais no total da população - em 1991, eles eram 2,4 milhões (1,6%) e, em 2000, 3,6 milhões (2,1%).
A população brasileira vive, hoje, em média, de 68,6 anos, 2,5 anos a mais do que no início da década de 90. Estima-se que em 2020 a população com mais de 60 anos no País deva chegar a 30 milhões de pessoas (13% do total), e a esperança de vida, a 70,3 anos.
O quadro é um retrato do que acontece com os países como o Brasil, que está envelhecendo ainda na fase do desenvolvimento. Já os países desenvolvidos tiveram um período maior, cerca de cem anos, para se adaptar. A geriatra Andrea Prates, do Centro Internacional para o Envelhecimento Saudável, prevê que, nas próximas décadas, três quartos da população idosa do mundo esteja nos países em desenvolvimento.
A importância dos idosos para o País não se resume à sua crescente participação no total da população. Boa parte dos idosos hoje são chefes de família e nessas famílias a renda média é superior àquelas chefiadas por adultos não-idosos. Segundo o Censo 2000, 62,4% dos idosos e 37,6% das idosas são chefes de família, somando 8,9 milhões de pessoas. Além disso, 54,5% dos idosos chefes de família vivem com os seus filhos e os sustentam.
(Fonte: sítio do Serasa)
Baixe o exercício em versão para o Word (.doc) neste link:
http://rapidshare.com/files/411420179/Disserta____o_-_exerc__cio_-_Enem_2009.doc
gostei das explicaçoes, amanha vou ter uma prova: texto de dissertaçao argumentativo de maximo 10 linhas o tema nao sei ainda, é como uma amostra de vestibular que meu colégio faz para os aluno de segundo grau todo trimestre para ir se acostumando com a ideia de "vou estar preparado para o enem ou outras provas do tipo"
ResponderExcluirQue bom! Fico feliz e torço para que tenha um bom resultado nessa prova e também nos vetibulares e ENEM. Este trabalho sobre dissertação foi desenvolvido pelo colégio Dom Bosco e, como gostei muito também, utilizo-o em minhas aulas.
ResponderExcluirObrigado pelo comentário!
Professor Ricardo,gostei demais do seu blog,é bem enriquecedor.Estou dando aulas de redação e gostaria de uma breve explicação sobre como eu posso explicar para meus alunos que eles podem construir um texto argumentativo sem utilizar expressões como:"eu acho","eu penso","entendo".Quais os recursos linguísticos que podem ser utilizados para marcar o posicionamento do autor no texto.Desde já,agradço.
ResponderExcluirViviane, adorei o comentário, os elogios e a pergunta. Respondendo, então, penso o seguinte:
ResponderExcluir1. é importante o estudante saber as características da dissertação (características científicas, lógicas, busca da objetividade, defesa de ideias com argumentações lógicas, e por isso usa a linguagem referencial,verbos na 3ª pessoa, pois busca a impessoalidade).
2. o posicionamento do autor não deve se apresentar explícitamente, mas através da escolha dos argumentos, do seu ordenamento e também das afirmações, das conclusões e das deduções lógicas às quais estes argumentos escolhidos levarem.
Penso, Viviane, que é a própria articulação das ideias que evidencia o posicionamento do autor.
É importante que o texto seja escrito de modo lógico e impessoal, características científicas.
Espero que você veja esta resposta e ela te ajude.
Fiquei curioso por saber... Viviane, onde você leciona? Qual escola, cidade, Estado?
MUITO OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!!!
:)
Agradeço a resposta.Era mais ou menos o que eu já tinha em mente.Eu ainda estou cursando a faculdade(4°período de Port./Lit.),no Rio de Janeiro,mas surgiu a oportunidade de fazer esse trabalho com uma galera que vai prestar concurso para a PMERJ.Eu resolvi aceitar para sentir o clima da sala de aula,mas não me sinto cem por cento preparada.Ainda tenho muitas dúvidas,preciso estudar mais.
ResponderExcluirMuito obrigado!!!!!!
Legal, Viviane!
ResponderExcluirOlha essa coisa de ser professor a gente vai aprendendo com o tempo... é como dizem do wisky, quanto mais velho, melhor... acho que assim é a nossa experiência como professores... VAMOS MELHORANDO COM O TEMPO!!! É importante começar... seja ainda estudante ou mais tarde, após se formar. É difícil... muitas vezes... às vezes muito difícil... muitas vezes... rsrsrss...
Eu gosto de trabalhar a redação em cima de exemplos de parágrafos e de textos... a maioria das pessoas lê pouco, então aproveito para exigir mais a leitura de textos dissertativos, editoriais de jornais,etc.
Fico muio feliz com o seu comentário, coincidentemente também sou do Rio de Janeiro, mas moro em Brasília há 20 anos. Cheguei a fazer um período do meu curso na UFF, em Niterói... Amo essa cidade, onde mora minha mãe, irmã e primas muito queridas!!!
Até logo, heim?!
Cara parabéns,excelênte trabalho feito por você já ajuda bastante,vou tentar passar na prova da polícia militar do meu estado ''PMMG'' e também na prova da ''NPOR'' do exército brasileiro,ambas pedem redações dissertativas-argumentativas . ;)
ResponderExcluirdeixe-me fazer uma pergunta : nessa proposta de texto optei por colocar o seguinte título : Idoso x Sociedade contemporânea ,oque você acha !?
ExcluirNão vejo problema, Geovane. Na verdade, o título não tem muita importância, você pode inclusive deixar sem título se quiser. O importante é escrever dentro desta estrutura com Introdução, Desenvolvimento e Conclusão, usar uma linguagem REFERENCIAL e não cometer (ou cometer o mínimo de) erros ortográficos. Apresentando um texto com lógica, bem estruturado, terá um bom resultado. Abração!!!
ExcluirFico muito feliz e torço muito para o seu sucesso nestas provas da vida!!! Obrigado pelos elogios!!!
ResponderExcluircompreendi,muito obg pelas explicações,a eu publiquei e indiquei seu blog no meu facebook ;),abrass.
ResponderExcluirDisponha! Muito obrigado!!!
ExcluirPodem CURTIR no facebook também: https://www.facebook.com/pages/L%C3%ADngua-Portuguesa-do-Brasil/190184354356922
Excluir