terça-feira, 27 de julho de 2010

REDAÇÃO - FIGURAS DE LINGUAGEM 01/02



 

I -  FIGURAS  DE PALAVRAS  =  TROPOS              

·         COMPARAÇÃO SIMPLES    -  Macarrão é mais barato do que carne.
·         COMPARAÇÃO METAFÓRICA  OU SÍMILE   
- Esta criança é forte como um touro.
·         METÁFORA  (elementos de universos diferentes – sem o termo comparativo)     Esta criança é um touro.
·         METONÍMIA   (analogia e relação implícita)  (causa = efeito;  abstrato = concreto;  continente = conteúdo; nome do lugar = produto; autor = obra;)    Você toca Bach?      Traga uma cerveja, por favor.
·         SINÉDOQUE (conceito de extensão = parte e todo) – Vamos partilhar este teto? (casa)  - Havia dois olhos me seguindo pela rua. (pessoa)  
·         CATACRESE  (metáfora desgastada – esquecimento ou ignorância do seu étimo)      - O poema está no pé da página
·         SINESTESIA  ( reporta-se aos 5 sentidos: visão, paladar, olfato, audição e tato.)    - Uma melodia azul tomou conta da sala .  
Este perfume tem  um cheiro doce.
·         ANTONOMÁSIA    (Assemelha-se a um apelido)
(EPÍTETO)   (Pessoa =  qualidade notória)
Honras sejam dadas ao Pai da Aviação.    Assim quis o Criador.
·         EPÍTETO da NATUREZA  (através de uma característica que já é  implícita)       - Este sorvete gelado faz mal.
II -  FIGURAS DE SINTAXE /CONSTRUÇÃO:  Concordância, ordem,      repetições e omissões
·         SILEPSE   (Concordância  ideológica - Subentendida:  gênero, número e  pessoa)
-          Corria gente de todos os lados, e gritavam.   A gente é obrigado a varrer até cair morto. 
-          Os brasileiros choramos a derrota da seleção.
·         ELIPSE   - Sobre a mesa, apenas um copo com água e uma maçã.

·         ZEUGMA  - Precisarei de vários ajundantes: um para a instalação elétrica  e outro para a parte hidráulica.     

 ·         ASSÍNDETO    (Omissão de conectivos –  orações)
- Espero sejas feliz.    Veio à cidade, falou com o gerente,  partiu.
·         POLISSÍNDETO     (Repetição enfática do conectivo) 
- E eu, e você, e todos aqueles que acreditavam assumiram...
·         ANÁFORA   (Repetição  para ênfase; principalmente no início da frase)     - Tudo cura o tempo, tudo gasta, tudo digere.
·         PLEONASMO   (Repetição enfática  como recurso de estilo)
- Aos rapazes, deu-lhes dinheiro.    Ver com os próprios olhos. 
- Arrumar bem arrumadinho.
·         HIPÉRBATO OU INVERSÃO   (inversão dos termos da oração e das orações em geral)   - Nada pode a máquina inventar das coisas.
·         ANACOLUTO   ( ruptura de uma idéia. A expressão não tem função sintática)    - Essas empregadas de hoje, não se pode confiar nelas.
·         ANÁSTROFE   (Inversão entre determinante e determinado)
- Da pátria tombai no chão.
·         SÍNQUESE    (Inversão muito “violenta” que prejudica a clareza)    
- De São Vicente, traz, nas águas da magia, o nobre português vida nova    para a Ilha... 
·         EXCLAMAÇÃO     (Frase exclamativa)
·         INTERROGAÇÃO    (Frase interrogativa)
·         ALEGORIA      (Mistura de várias imagens ao mesmo tempo)

III -  FIGURAS DE PENSAMENTO

·         ANTÍTESE     - Era o porvir... ao passado, a liberdade... à escravidão.
·         PARADOXO/OXÍMORO     O homem vivia só na multidão.
·         IRONIA /ANTÍFRASE    (o que se pretende é dizer exatamente o contrário      - Você foi sutil como um elefante.
·         PERÍFRASE  (frase ou expressão popularmente consagrada)
- A sombra negra que todos envolve há de chegar. 
·         EUFEMISMO     (Abrandamento de uma idéia ruim  para evitar o impacto      - Foi bom, pelo menos ele descansou.
·         HIPÉRBOLE   (Expressão de uma idéia de forma exagerada)
- Fazia quase um século que a gente não se encontrava.
·         GRADAÇÃO / CLÍMAX   (Exposição  de forma gradativa)
       O trigo... nasceu, cresceu, espigou, amadureceu...
·         PROSOPOPÉIA /PERSONIFICAÇÃO  (atributos humanas ao  não-humano.)        - O vento beija meus cabelos.
·         APÓSTROFE  (Espécie de invocação – vocativo – clamor, súplica...)
- Ó mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas de Portugal!
IV -  FIGURAS DE SOM OU DE HARMONIA

·         ALITERAÇÃO   (Sons consonantais semelhantes)

- Um fraco rei faz fraca a forte gente!
·         ASSONÂNCIA (Sons vocálicos semelhantes)
- Sou Ana, da cama, da cana, fulana, bacana...
·         PARONOMÁSIA (Palavras que se assemelham quanto à grafia)
- A morte apressada seja tributo do entendimento, e a vida larga atributo da ignorância)
·         ONOMATOPÉIA (Ruídos, sons em geral)
Din-don-din-don... faz o sino...  

EXERCÍCIOS PARA FIXAÇÃO


Enumere as figuras de acordo com o código:  A – Metonímia  
B – Eufemismo   C – Metáfora    D – Sinestesia  E – Anacoluto  F – Silepse  
G – Aliteração   H – Pleonasmo   I – Antítese  J – Comparação 
L – Prosopopéia   M – Onomatopéia   N – Catacrese  O – Hipérbole 
P – Ironia   Q – Hipérbato

I – Indique a figura de linguagem predominante:
1.   Ó sonora audição colorida do aroma!                                                  
2.      Via-me perdido num labirinto de dificuldades.                             
3.      Não podem viver debaixo do mesmo teto.                                      
4.      Ele é astuto como uma raposa.                                                      
5.      Sorriu para Holanda um sorriso ainda marcado de pavor.             
6.      Eu, não me importa a desonra do mundo.                                       
7.      Sobre a triste Ouro Preto o ouro dos astros chove.                        
8.      Corria gente de todos os lados, e gritavam.                                   
9.      Aliás, todos os sertanejos somos assim.                                          
10.  Pedrinho deu rédea e, lept! arrancou estrada .                               
11.  Quando a bola saía, entravam os comentários dos torcedores.       
12.  Na cidade há escolas para crianças excepcionais.
13.  Estava morto de sede.                                                                                                                    
14.   Fizeste um excelente serviço, desastrado!                                    
15.  Os sinos chamam para o amor.                                                      
16.  Enterrou o punhal sem pensar nas conseqüências.
17.  “A mão que toca o violão...”                                                        
18.  Nossa vizinha toca Chopin admiravelmente mal.                                     
19.  “Acho que a chuva ajuda a gente a se molhar...”
20.  Nem tudo tinham os antigos; nem tudo temos os modernos.

II - Aponte a figura de linguagem presente em cada frase
a)      O pé da mesa é muito baixo.
b)      Naquela terrível luta, muitos adormecem para sempre.
c)      A sepultura fala a sós com Deus...
d)      Os cavalos não corriam, voavam.
e)      Botam a gente comovido como o diabo.
f)       Naquele dia, tudo foi fácil: comeu duas tigelas e encontrou o teto aconchegante que não esperava.
g)      Pode contar com os que aqui estamos.
h)      Vejo aquela cujo olhar são pirilampos.

III - Especifique a figura de linguagem em cada uma das frases abaixo
a)      O ministro foi sutil como uma jamanta e fino como um hipopótamo...
b)      “As árvores são imbecis: despem-se justamente quando começa o inverno.”
c)      “Toda guerra finaliza por onde devia ter começado: a paz.”

G A B A R I T O

Exercício I -  1. D -    2. C –   3. A –   4. J –  5. H –   6. E –   7. F (gênero) –    8. F (número) –       9. F (pessoa) –     10. M –     11. I/Q –      12. B/Q –    
13. O      14. P –     15. L –     16. N –    17. A –     18. P/A –     19. G –  
20. F (pessoa)  
Exercício II - a) N;   b) B eufemismo;  c) L;       d) O;    e) F  (gênero); 
f) A  (tigelas = comida / teto = casa);     g) F silepse  (pessoa);     h) C
Exercício III a) P (sutil e fino = jamanta e hipopótamo) = agiu grosseiramente/sem sutileza         b) L;            c) I

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